27.6.11

tradições juninas

Festa Junina é sempre uma delícia, com danças, brincadeiras e todo o tipo de comidas gostosas.
Mas você já parou pra pensar de onde vem toda a tradição dessa festa repleta de tradições e quitutes?

Começando pelo nome, a festa Joanina, como costumava ser chamada, é uma homenagem a São João, o santo festeiro que nasceu no dia 24 de junho, o auge das comemorações. A tradição foi trazida para o Brasil na época em que o país ainda era uma colônia, e logo foi aceita pelos povos que viviam aqui. Aos poucos, as tradições europeias foram se mesclando às brasileiras e elementos como o bumba-meu-boi e as músicas folclóricas foram se fundindo. Até as comidas, que são uma delícia, são tradições brasileiras. Por causa da colheita do milho, que acontece nessa época, a maioria das comidas típicas são feitas desse alimento, como a pamonha, o cural, a pipoca, a canjica e o bolo de milho, que não podem faltar em nenhuma festa!

A decoração também está cheia de histórias. As bandeirinhas, sempre tão coloridas, eram usadas para homenagear os três santos mais importantes para as tradiçoes juninas, São Pedro, Santo Antônio e claro, São João, com imagens dos três nas bandeiras. Antigamente, acontecia a famosa "lavagem dos santos", quando as pessoas levavam suas imagens para a beira dos rios e as purificavam. Mas cuidado! Dizia-se que aquele que visse a imagem do santo refletida na água durante a purificação, não estaria vivo no ano seguinte. Hoje em dia, para simbolizar a purificação do ambiente, as bandeirinhas coloridas representam o ritual.

A fogueira também tem um significado importante. Além de, como as bandeirinhas, purificar o ambiente através do fogo, homenageia São João. Conta a história que a Virgem Maria e Isabel combinaram que, quando João Batista nascesse,  Isabel acenderia uma fogueira para avisar a prima, que não morava muito longe. Assim, todas as festas juninas, tanto as no Brasil quanto as europeias, nunca deixam de ter sua fogueirinha relembrando o nascimento desse santo tão homenageado.

Até as roupas, a quadrilha,o casamento caipira, são todos tradições antigas que, com muita animação, forró e baião, não deixam ninguém perder o pique! Aproveite para celebrar essa tradição tão importante bem ao estilo junino e claro, com  muito estilo com as bandeirinhas bordadas a mão da Clementtina. E para entrar no clima fomos até o site da chef Rita Lobo e selecionamos um quitute para você começar montar seu arraiá:



Bolo de fubá com limão e castanha de caju

Ingredientes

1 1/2 xícara (chá) de manteiga à temperatura ambiente
2 xícaras (chá) de açúcar
3 xícaras (chá) de castanhas-de-caju trituradas
2 colheres (chá) de essência de baunilha
6 ovos
raspas de 4 limões
suco de 1 limão
1 1/2 xícara (chá) de farinha de milho para polenta
1 1/2 colher (chá) de fermento em pó
1 pitada de sal
manteiga e farinha de trigo para untar e polvilhar
açúcar de confeiteiro para decorar

Modo de Preparo

1. Preaqueça o forno a 180°C (temperatura média). Unte uma assadeira retangular de 25 x 30 cm com manteiga e polvilhe farinha. Reserve.

2. Na tigela da batedeira, coloque a manteiga e o açúcar. Bata em velocidade alta até obter uma mistura fofa e bem clara. Mude a velocidade para baixa. Acrescente as castanhas trituradas, a essência de baunilha e os ovos, um a um, e continue batendo. Aumente a velocidade e bata por 2 minutos. Mude novamente a velocidade para baixa. Adicione as raspas e o suco de limão, a farinha de milho para polenta, o fermento e o sal. Bata até a mistura ficar homogênea.

3. Transfira a massa para a assadeira untada e leve ao forno para assar por 45 minutos. Para verificar o ponto do bolo, espete um palito na massa. Se sair limpo, está pronto. Desligue o forno. Retire o bolo do forno e deixe esfriar.

4. Corte o bolo em quadradinhos. Arrume numa travessa, polvilhe com açúcar de confeiteiro e sirva. De preferência na panelinha Clementtina!

 Anarriê!

Nenhum comentário