13.5.11

Dicas de viagem - Bali


Férias de julho chegando, convidamos nossa querida Cris para dar dicas descoladas de uma viagem nada convecional na paradísaca ilha de Bali. Anotem já!

"Bali foi certamente a viagem mais surpreendente que fiz. Talvez porque não esperasse tanto do lugar, nunca tenha antes me programado para conhecê-lo. Talvez porque imaginasse uma área compacta, como Fernando de Noronha, e em vez disso, tenha encontrado uma ilha imensa, cheia de possibilidades, relevos, cenários, montanhas, florestas, trânsito de tirar o fôlego e mar, tudo junto e misturado.
Certamente a minha primeira experiência em Bali não teria sido tão fantástica não fosse pela Karina Kovalick, amiga de longa data e autora do delicioso http://oglobo.globo.com/blogs/sushidebanana/. A Karina vive hoje no Japão - e Tóquio teria sido meu destino não fosse o terremoto de março. Com a passagem aérea emitida com milhas, mantive a data de embarque mas mudei o destino. A parada final viria a ser o aeroporto de Denpasar, portão de entrada para Bali. Depois de alguns dias sozinha, refugiada em Cingapura, a Karina estava pronta para me acompanhar. E eu diria que 98% dos passeios que fizemos foram sugeridos por ela, a partir de uma primeira visita que fez com o marido no verão de 2010.

Karina e eu passamos cinco dias inteiros em Bali, mas eu recomendaria entre 8 e 10 dias para ninguém ficar com aquele gostinho de "quero mais". Quando o Atelier Clementina me pediu para desenhar um dia perfeito em Bali, achei que não daria conta do riscado. Mas, depois de quebrar a cabeça, segue o meu roteiro dos sonhos de um dia ensolarado.

Templo Uluwatu 
Como Bali transpira espiritualidade, eu começaria o passeio pelo Templo de Uluwatu, no sul da ilha, na chamada península Bukit. Exuberante, Uluwatu quer dizer "cabeça de pedra" e o templo fica de fato na ponta de um penhasco. Apesar da ameaça constante dos macacos que roubam os turistas mais desavisados (ou os mais corajosos/brincalhões), este me parece ser um passeio fundamental, perfeito para as boas-vindas.

Macaco no Templo Uluwatu
Gostando ou não de surfe, o "pico" de Uluwatu, ao lado, é também obrigatório. Para se chegar à areia da praia de água cristalina, é preciso descer outro belo penhasco, passando por uma espécie de favelinha, bem charmosa, com lojas e restaurantes caseiros, os chamados warungs. Karina e eu provamos um arroz frito de frutos do mar no Salin, por um preço de PF no Nordeste.
mar de Uluwatu
Lugar arrumadinho, simpático mesmo, dica quente. Da varanda do restaurante, a gente vê o mar e os surfistas do mundo inteiro. Nessa região, aliás, a gente vê uma clara influência dos brasileiros que há décadas freqüentam Bali. Nas bandeiras, nas placas em português, nas comidas.

Cris no Salin
Outra praia famosa entre os estrangeiros é Padang Padang. Uma escadaria coberta de floresta verde e o turista encontra piscinas naturais na maré baixa, com seus corais bem à vista. Karina e euaproveitamos a praia mesmo, com a água na temperatura ideal e areia branquinha.

Padang Padang
Depois de Padang Padang, vem uma praia colada na outra. Bingin, Dreamland, Impossibles e finalmente a cereja do bolo: Balangan. O nome falado em português já é gostoso, mas... e na língua local, em que se diz "Balan-ã"?! Mar calmo, barracas de praia na beira, aula de surfe para quem tem coragem, um penhasco para proteger e uma bela mata para arrematar. My favorite.

Cris em Balangan

Depois desse intensivo de praias, a gente tem dois caminhos: alimentar o corpo ou a alma. Quem quiser seguir para um por do sol com o melhor peixe frito da ilha deve seguir para a gostosa Jimbaran, uma praia de pescadores, com restaurante na areia. Vale muito.

Cris e Karina em Jimbaran
Ou, quem preferir pode fazer um lanche rápido no Max Cafe, muito ocidental, mas de um bom gosto incrível: Jl. Uluwatu Raya no 81 - Jimbaran. E seguir para a dobradinha banho + massagem em Seminyak, região dos hotéis mais “urbanos”. O Body Works é um spa bem conhecido, recomendado pela amiga de uma amiga, onde experimentamos uma massagem balinesa que até lama tinha. Tem um quê de Flórida, então, descobrimos uma opção mais "rica", que é o http://www.thevillas.net/english/prana.htm. Snif, não deu tempo de experimentar, mas será minha primeira parada na próxima vez em Bali.

Pote de Flores no Body Works
Antes do jantar, parada no Ku De Ta, bar na beira da praia, para ver, ser visto, provar drinques deliciosos e ouvir música lounge de primeira. Não tem quem não passe aqui. A revista na entrada é rigorosa. Bali sofreu um ataque terrorista em 2002 e a ilha demorou a se reerguer. Turismo aqui é levado a sério. Os balineses sabem vender seu peixe. São profissionais, atenciosos, um pouco lentos – mas a cada sorriso, a cada olhar, a gente vai entrando no ritmo deles. Por sorte, não é o contrário.

Pôr do Sol no Ku De Ta
Para fechar o dia com chave de ouro, recomendo o restaurante mais lindo que eu já fui na vida: Sardine, com um terraço de arroz no quintal. É preciso fazer reserva, o lugar é super concorrido. Ponha seu vestido longo e aproveite a comida fantástica.

Quinta do Sardine
arrozal do Sardine
A imagem que fica de Bali é, para mim, a da espiritualidade da população predominantemente hindu e de práticas religiosas que em nada incomodam o turista. Muito pelo contrário. Mesmo os resorts e/ou as lojas de luxo mantêm um espaço para as oferendas aos deuses. Quando essas cestinhas estão no chão, servem para neutralizar os espíritos maus. Quando colocadas no alto, são para agradecer as graças conseguidas. Eu entrei na onda. Nunca agradeci tanto por uma viagem, pela oportunidade, pela possibilidade de ser surpreendida a cada curva.
Oferendas
Quando alguém pensar em Bali, faça a conta. O tempo de vôo é enorme, sim, mas o estresse da vida cotidiana evapora no momento em que se pousa em Denpasar. A passagem custa caro, mas todo o resto (hotel, restaurante, massagens e presentes) é muito barato. Se alguém ainda tem dúvida se vale ou não, preparei um Little Bali Blue Book, com sites e nomes para pesquisa. Viajar é bom, mas fica melhor ainda quando a gente começa a viajar antes de pegar o avião."

Obrigada, Cris, por abrir seu secreto diário e compartilhar com as Clementtinas suas dicas de viagem! Para aquelas que sonharam junto com o post, podem preparar as malas e as emoções!

10 comentários

Anônimo disse...

Esse blog é realmente muito generoso! Sempre Nos dando mil ideas geniais:-) merci les filles!! Monique

:::ARTS DESIGN VAL::: disse...

Eu amo cada segundo deste blog, parabéns, sou fã de tudo isso...
(http://artsdesignval.blogspot.com/)

Atelier Clementtina disse...

Oba! Elogios assim fazem o nosso dia mais feliz!! Obrigada e nos visitem qualquer dia desses.

Anônimo disse...

Nossa adorei essas dicas!!
onde eu acho o seu Little Bali Blue Book?
Quero ir a Indonesia, e vc forneceu dicas maravilhosas!
Meu e-mail é o julliana_magalhaes@hotmail.com
Por favor, me forneça seu Little Bali Blue Book.
desde já agradeço!

Joanna disse...

Amei esse blog! Estou indo para Bali dia 13 de Outubro, e estou cheio de dúvidas em relacão aos 12 dias, que roteiro fazer... onde eu acho o seu Little Bali Blue Book, por favor se puder entre em contato por email.
joannaterin@gmail.com

Muito obrigada e parabéns por compartilhar tão bem suas experiências :)

Boguinha disse...

Olá! Estou a pensar ir a Bali na Lua de mel. Onde posso encontrar o seu Little Bali Blue Book? O meu e-mail é sonia.boga@gmail.com

Raquel disse...

Olá !!! Também estou interessada pelo seu livro, onde posso achar???
Nao tem suas respostas no blog e todo mundo perguntando a mesma coisa, ou parecida...
Obrigada,
Raquel

Raquel disse...

Olá !!! Também estou interessada pelo seu livro, onde posso achar???
Nao tem suas respostas no blog e todo mundo perguntando a mesma coisa, ou parecida...
Obrigada,
Raquel

Saskia disse...

Este pano de fundo do site está lindíssimo!!!!!!De uma delicadeza... bom gosto,fino..apaixonante.Tomara que seja assim quando conhecer Bali.

Anônimo disse...

estou indo com uma amiga Barcelona e Singapura, sendo que passaremos 14 dias em Bali, no mês de abril próximo. Para ter uma viagem tranquila em Bali, o que vc recomenda ? E o seu livro, onde podemos encontrar ? Gostamos de conhecer a cultura locaL, realidade, gente de verdade, etc etc etc.
Obrigada.

Meu e-mail é: msamarcia@hotmail.com