23.11.11

Meia Noite em Paris!

Começa hoje, no Centro Cultural dos Correios, a exposição do fotógrafo húngaro Brassaï, Paris la nuit, que retrata a Paris noturna dos anos 30.
Todo o clima das madrugadas que agitavam as ruas da cidade são expostos através das lentes de Brassaï em fotos cheias de sombras, jogo de claro/escuro e um clima soturno e instigante que só a noite da Cidade Luz tem.
Gyula Halász (de batismo) começou a assinar com o pseudônimo Brassaï em 1932, justamente quando começou a fotografar essa atmosfera cotidiana parisiense. A dedicação foi tanta que é ele um dos principais responsáveis pela estética noturna que a gente conhece, além de ter influenciado gente como o Helmut Newton, e sido admirado por André Kertész Henri Cartier-Bresson.
“Brassaï soube, com genialidade e poesia, captar e desvendar o segredo da luz e da noite. Essa visita em preto e branco nos bastidores da Cidade Luz se dá numa hora em que todos os gatos são pardos e o tempo está suspenso para que os segredos e as paixões proibidas possam se expressar, numa versão parisiense inédita da Comédia Humana”, destaca Yann Lorvo, diretor geral da Aliança Francesa no Brasil, que trouxe a exposição para o Rio. 
Mais um olhar dessa década tão inspiradora que pelo jeito é uma super tendência, como a nossa coleção Charleston!






Nenhum comentário