3.4.13

Imersão Cultural

Convidamos nossas leitoras a mergulharem conosco em um oceano de cultura que a cidade do Rio de Janeiro recentemente nos presenteou tão generosamente. Nós do Atelier Clementtina indicamos estas duas opções de lazer que são, sem a menor sombra de dúvida, umas das melhores programações culturais que a cidade tem a oferecer. São elas: Casa Daros e o Museu de Arte do Rio, o MAR, ambos recém inaugurados após um longo  período de obras e reformas. Prontas para imergir? Então preparem suas mentes, suas máquinas fotográficas e suas pernas pois o mergulho vai ser profundo. 

A Casa Daros é uma instituição da Daros Latinamerica que coleciona obras dedicadas à arte contemporânea latino-americana, é um espaço de arte, educação e comunicação localizado em Botafogo em um casarão preservado pelo Patrimônio da cidade do Rio de Janeiro. Recentemente reformado e restaurado, suas características originais foram mantidas, a fachada foi revitalizada assim como os adornos e materiais de acabamento, o seu interior entretanto foi adaptado para receber as exibições de arte. A Casa Daros ocupa cerca de 12 mil metros quadrados, é uma obra monumental de arquitetura neoclássica que vale a pena conhecer.

   
A programação da Casa Daros atualmente conta com duas exposições, sendo elas Para (Saber) Escutar coma  participação de artistas como Vik Muniz, Tereza Serrano, Iole de Freitas e Lenora de Barros, e a exposição Cantos Cuentos Colombianos, com nomes entre José Alejandro Restrepo, Fernando Arias e María Fernanda Cardoso. Ainda para o mês de abril a Casa oferecerá atividades educativas para qualquer pessoa que se interessar, para descobrir mais acesse o site da instituição e entre na área de programação, lá você vai encontrar tudinho que está rolando de interessante. O horário de funcionamento é de quartas aos sábados das 12 hs às 20 hs e domingos e feriados das 12 hs às 18 hs. 


Fotos de Divulgação



Próxima parada: Museu de Arte do Rio. Saindo de Botafogo vamos agora em rumo à Praça Mauá, onde fica o MAR em dois lindos prédios, um antigo, também tombado pela prefeitura do Rio, o Palacete Dom João VI e um vizinho, de estilo modernista que era um antigo terminal rodoviário, este abriga a Escola do Olhar, ambiente focado na formação de educadores para a rede pública de ensino que desenvolve um programa acadêmico em colaboração com varias universidades. Inaugurado no mês passado, o Museu de Arte do Rio funciona por meio de atividades de coleta, registro, pesquisa e preservação de bens culturais e transmissão à comunidade por meio de exposições, catálogos, programas e ações educativas.  Os dois prédios são unidos por uma praça, uma passarela e a cobertura que tem a forma de uma onda, é lindo!


Fotos de Divulgação
As exposições que estão rolando são: 
O Abrigo e o Terreno: arte e sociedade no Brasil I, Vontade Construtiva na Coleção Fadel e Rio de Imagens: uma paisagem em construção. Para mais informações sobre datas e agendamentos acesse o site e solicite um agendamento, todo dia às 16h30 é oferecida uma visita mediada gratuita, aproveitem!

Casa Daros
Rua General Severiano, 159, Botafogo, Rio de Janeiro.
Contato: +55 21 2138-0850
E-mail: rio@casadaros.net
www.casadaros.net

MAR
Praça Mauá, 5, Centro, Rio de Janeiro.
Contato: +55 21 2203-1235
www.museudeartedorio.org.br

Nenhum comentário