16.4.13

flor da lua


Quem conhece o trabalho da botânica Margaret Mee, sabe que é impossível não se apaixonar pela sua determinação e pela delicadeza de suas ilustrações.

Britânica, ela viveu 36 anos no Brasil e realizou 15 expedições à Floresta Amazônica para catalogar plantas e flores, ficou famosa por registrar o incrível desabrochar da Flor da Lua, espécie nativa das regiões dos igarapés, que só abre uma única vez ao ano, à noite, e que permanece viva só algumas horas.

cineasta Malu Martino decidiu homenagear a artista, fazendo o documentário “Margaret Mee e a Flor da Lua”, que relata histórias de suas expedições no Amazonas, o filme mescla relatos de pessoas que conviveram com Margaret, trechos do diário da artista e imagens dos lugares que ela passou e das centenas de plantas e flores que registrou em suas ilustrações.

“O filme é muito focado nela, nas suas expedições e na sua luta pela conservação e preservação das espécies da Amazônia e da Mata Atlântica. Essa luta e obstinação é o que mais chama atenção, além da beleza dos seus desenhos e pinturas que ganharam o mundo”, acrescenta Malu.





Além do documentário sobre sua vida, a artista tem livros publicados, para quem quiser saber mais sobre sua história de amor pelas florestas brasileiras, vale a pena fazer uma pesquisa na sua livraria preferida!

Nenhum comentário