15.3.13

Vamos viajar?

O "clã das Clementtinas" está de cara nova! A Fê, new face do pedaço, desembarcou com todo seu frescor do sul em terras cariocas! Ela veio de Curitiba, e é claro que queremos saber tudo o que tem de melhor para se fazer na cidade, então pedimos pra moça montar um roteirinho para quem quer passar um dia conhecendo as mais diversas atrações do lugar, fugindo dos clichês turísticos que a gente encontra com os guias. Papel e caneta na mão meninas:


Para acordar que tal um café? A cidade é repleta de cafeterias diferentes, das mais tradicionais às mais descoladas, até porque uma bebidinha quente pra começar o dia é a melhor pedida pra quem vive nessa cidade gelada. A sugestão da Clementtina é o Brooklyn Café, que tem um ar Nova Iorquino e um cardápio que mistura especialidades americanas e sabores da nossa terrinha. Musica, artes visuais, literatura, cinema, cultura digital e multimídia estão sempre presentes no ambiente do Brooklyn Café em forma de evento ou exposição. A Clementtina recomenda a torta Banoffee ( Banana Toffee), que é famosérrima na cidade.



Depois de uma dose esperta de cafeína estamos prontas para dar start à programação do dia, que agora nos leva para o MON, Museu Oscar Niemeyer ou, popularmente, museu do olho. Sim, olho! O mestre Oscar projetou este museu pensando numa araucária, o símbolo da cidade, porém o resultado ficou mais próximo a um globo ocular gigantesco, e ganhou apelido e fama na cidade por este formato. A estrutura fica em cima de um enorme espelho d'água cheio de carpas, no interior do museu você encontra 9 salões de exposições, o espaço Niemeyer e um túnel subterrâneo que leva para a torre do Olho. Vale a pena conhecer o acervo do museu e ver quais exposições estão rolando por lá. Caso você vá no primeiro domingo do mês, saiba que haverão atividades recreativas e educacionais com um artista do acervo convidado para realizar oficinas de arte para quem estiver interessado, além de apresentações de dança, teatro e grupos musicais. Uma curiosidade é o "parcão" que fica nos fundos do museu, uma grande área verde que o curitibano aproveita pra levar seus cães e fazer pic-niques aos domingos. O clima é super descontraído e relaxante.

Na parte da tarde é uma boa ir pra praça da Espanha, que fica no centro de uma pequena região apelidada pelo comerciantes de Batel SoHo e oferece um circuito de gastronomia, compras e lazer inspirado nos SoHos de Londres, NY e Buenos Aires. A programação conta com uma exposição incrível de carros antigos e aos domingos aulas de yoga para quem quiser participar. A Praça da Espanha é uma das atrações mais descoladas da cidade e ponto de encontro pra todo tipo de gente, mas principalmente de gente interessante. Vale a pena passar na Endossa, loja colaborativa, ela aluga os espaços e o designer ou artista que desejar pode alugar uma caixa, mas somente quem atinge a meta de vendas pode permanecer na loja. O mix de produtos na loja está em constante renovação, de acordo com as idéias de quem vende e das escolhas de quem compra, quando você compra um certo produto você está colaborando para que ele permaneça no espaço. Não é uma boa ideia?





A noite é uma criança! Então aqui vai uma sugestão de bar para curtir em Curitiba. Bar do Alemão: é um bar tradicionalíssimo da cidade, ele fica no Largo da Ordem, na parte histórica da cidade (pode-se comparar à Lapa), em uma rua de pedras onde não passam carros, que nos domingos rola a maior feira de artesanato de Curitiba e onde encontram-se os bares mais boêmios e alternativos. O Bar do Alemão preserva desde 1979 os móveis rústicos e as arandelas amareladas pelos seis ambientes, que lotam quase todos os dias. Como o nome sugere, os pratos germânicos predominam no cardápio mas o hit mesmo é o famoso submarino, que consiste em um caneco grande chopp que dentro leva outro canequinho menor de Steinhäger, e o melhor, você pode levar o canequinho pra casa! No fundo dele está escrito "honestamente roubado" e o bar já espera que você realize o furto, não é demais? Cada canequinho vem com um brasão de regiões alemãs, só cuidado para não se empolgar e beber muitos submarinos só para aumentar a coleção, pois a bebida é uma bomba alcoólica!







Fê!
Fotos de Divulgação

Brooklyn Café
Rua Trajano Reis, 389
São Francisco
Curitiba - PR
www.brooklyncoffeeshop.com.br

Museu Oscar Niemeyer
Rua Marechal Hermes, 999
Centro Cívico
Curitiba - PR
www.museuoscarniemeyer.org.br


Endossa
Av. Vicente Machado, 1047
Batel
Curitiba - PR
www.endossa.com

Bar do Alemão
Rua Claudino dos Santos, 63
Centro
Curitiba - PR
www.bardoalemaocuritiba.com.br

Um comentário

Julianna disse...

Muito bom!
O Brooklin Café é ótimo mesmo..
Ótimas dicas!